Blog Mesquita Imóveis

Imobiliária em Passo Fundo

Qual a renda mínima para um financiamento imobiliário e como devo me preparar?

Qual a renda mnima para um financiamento imobilirio e como devo me preparar?Comprar uma casa ou apartamento é um passo importante na vida de qualquer pessoa e exige um planejamento de recursos financeiros para contratar crédito. O comprador precisa avaliar os seus objetivos e necessidades futuras se a finalidade da compra for a moradia. Ele precisa também ter uma renda mínima para financiamento imobiliário, já que as instituições financeiras exigem os comprovantes de rendimentos.

A realização de um financiamento depende de diversas variáveis que devem ser compreendidas pelos futuros proprietários de imóveis. Uma delas é o preço da unidade imobiliária que será adquirida e que servirá de base para os cálculos ­e simulações do valor das prestações.

Qual a renda mínima para o financiamento imobiliário?
A renda mínima para obter aprovação no financiamento imobiliário vai depender do preço do imóvel e da modalidade de crédito escolhida pelo interessado. As empresas que financiam as unidades imobiliárias costumam ter esses valores definidos durante as negociações, após a seleção do tipo de taxa a ser aplicada, o valor da propriedade e o total que será financiado.

Algumas instituições bancárias que oferecem financiamentos podem exigir que o potencial comprador tenha uma quantia que corresponda entre 20% e 30% do preço do imóvel. Então, se você pretende comprar uma propriedade que custe em torno de R$ 150 mil, o banco poderá exigir o pagamento de até R$ 45 mil de entrada. Existem empresas que não apresentam essa exigência.

Como se preparar financeiramente para um financiamento?
Caso você esteja interessado em fazer um parcelamento para financiar a casa própria, saiba que é importante se preparar financeiramente para quitar as prestações. Afinal, o valor do imóvel será parcelado para ser quitado no prazo máximo de 30 anos e durante esse período será necessário manter os pagamentos em dia. Observe abaixo algumas dicas interessantes!

Não gastar menos de 30% de sua renda mensal
Para conseguir pagar as prestações de um financiamento, comece a economizar 30% dos seus rendimentos mensais, pois esse é o valor máximo que a empresa financeira poderá exigir para a quitação das prestações do imóvel. Esse montante será comprometido durante a negociação e você já estará preparado para disponibilizá-lo mensalmente, ainda que não tenha a quantia ideal para dar uma entrada.

Planejar gastos
O planejamento dos gastos é indispensável para qualquer pessoa que tenha decidido optar por um financiamento imobiliário. Defina uma média do preço que você pretende pagar para ter o próprio imóvel e se terá uma quantia para dar como entrada. Depois, organize os seus gastos e decida poupar dinheiro todos os meses para alcançar o seu objetivo.

Construa uma planilha e comece a anotar todas as despesas mensais com água, energia elétrica, internet, prestações do carro, plano de saúde, faculdade etc. Não se esqueça de incluir os gastos diários com transporte ou alimentação. Dessa maneira, você terá mais consciência dos custos pessoais e dos valores que poderão ser economizados com o orçamento familiar.

Estabelecer metas
Estabeleça metas objetivas e claras para conseguir preparar a sua família para a compra do imóvel. Os objetivos devem ser bem definidos para que todos os integrantes do grupo compreendam que é possível alcançar essa vitória.

Agora você já sabe qual é a renda mínima para o financiamento imobiliário e como se preparar para ser aprovado, deu para perceber que essa opção é muito interessante para adquirir imóveis e pagar de forma parcelada a longo prazo. Conte com a Mesquita Imóveuis para conquistar o seu imóvel e aproveite as melhores oportunidades do mercado de Passo Fundo.


Mercado Imobiliário, Financiamento Habitacional, Primeiro imóvel, Passo Fundo

Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.