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Home Office: uma alternativa durante o combate ao Coronavírus

Home Office: uma alternativa durante o combate ao CoronavrusDiante do atual cenário, onde empresas suspenderam seus trabalhos presenciais por tempo indeterminado para tentar frear a curva acelerada da pandemia do novo Coronavírus, trabalhar de casa tornou-se uma solução para grande parte da população de todo o mundo. O chamado home office pode ser um desafio para funcionários e gestores, preocupados em não trabalhar demais nem serem atraídos pelas muitas distrações que seus lares oferecem.
Por isso, separarmos algumas dicas para que esse período seja o mais agradável e produtivo possível:

1. Organize seu espaço
Encontre um espaço em sua casa que possa servir como escritório nas próximas semanas. Esse pode ser o primeiro passo. Escolha um lugar que seja sempre seu canto de trabalho e fique o mais longe possível da rotina do lar. Isso ajudará a sinalizar para sua mente e para os que estão ao seu redor que, enquanto estiver neste espaço, você está trabalhando.
É preciso também pensar no conforto, tanto para a saúde como para a produtividade. Um assento confortável e um apoio para o computador (mesmo que seja improvisado com livros) são básicos. Onde a luz é boa? Onde você se concentra melhor? Mova os móveis para testar — essa é a beleza de estar trabalhando de casa, você pode experimentar. Pode também decidir se gosta de trabalhar com música ou não, por exemplo.
Para quem tem filhos, vale conversar com a família e combinar algumas regras de convivência. É importante mostrar que, embora presente, você não estará disponível em alguns momentos do dia.

2. Continue trocando o pijama pelo uniforme
Uma das vantagens óbvias de trabalhar em casa parece ser o fim da necessidade de se vestir e arrumar para ir ao escritório. O pijama, porém, pode acabar prejudicando a nova rotina, dando a impressão de que não se está, de fato, no trabalho.
Mantenha os hábitos que tinha quando era necessário sair de casa: tome banho no horário usual, vista-se apropriadamente, faça o café da manhã como sempre.

3. Mantenha uma rotina
Manter uma rotina ajuda sua mente a entender a diferença entre estar em casa ou trabalhando. Crie uma espécie de ritual para começar e terminar as funções do dia. Teste coisas como, arrumar o seu espaço antes de começar a trabalhar todos os dias. Coloque as coisas no lugar, limpe o cômodo.
Ações como essas podem sinalizar que você está começando o seu dia. E no fim do dia, guarde todo o seu material de trabalho.
Defina, em conversa com seus gestores, um expediente, para que tenha um horário para iniciar e terminar suas funções todos os dias. Isso também ajudará a demarcar as fronteiras entre trabalho e descanso.

4. Organize seu dia
Comece o dia organizando uma lista de afazeres.
Especialistas sugerem utilizar a matriz de Eisenhower — uma conhecida ferramenta de produtividade — para organizar suas prioridades. Ela consiste em dividir o que precisa fazer em quatro grupos:
- Urgente e importante
- Importante, mas não urgente
- Nem importante nem urgente
- Urgente, mas não importante
O truque é distinguir entre o que é urgente e/ou importante e saber o que fazer com cada coisa.
O modelo sugere as seguintes ações:
- Faça imediatamente o que é urgente e importante
- Programe-se para fazer o que é importante, mas não é urgente
- Postergue o que não é importante nem urgente
- Delegue o que é urgente, mas não é importante
Quando fizer uma de suas tarefas, risque-a de sua lista. De acordo com especialistas, há um prazer e um efeito psicológico positivo em ver as coisas sendo feitas ao longo do dia.

5. Crie momentos para pausas
No escritório, pausas ao longo do dia acontecem de forma natural. Coisas como sair para almoçar com os colegas, pegar um café ou fazer uma pausa para comer uma fruta nos ajudam a sair temporariamente da frente do computador.
Em casa, porém, os estímulos externos à pausa cessam. Por isso, é preciso organizar-se para fazer pequenos intervalos ao longo do dia — além de separar uma hora para o almoço ou jantar.
Segundo pesquisas, o nosso cérebro precisa de uma pausa em média a cada 50 minutos de trabalho. Por isso, faça um intervalo de 10 minutos a cada hora. O tempo pode ser usado, por exemplo, para fazer um café e comer algo, para se alongar ou caminhar um pouco dentro de casa.

6. Fuja das distrações
Esses intervalos também podem ser usados para utilizar o celular, responder a mensagens no WhatsApp ou acessar redes sociais, o que deve ser evitado durante o horário de trabalho.
A tendência é que, conforme a solidão aumenta, as pessoas passem a recorrer cada vez mais às ferramentas de comunicação virtual. No entanto, se você quebrar o seu fluxo de trabalho, ele não será produtivo, a tendência é que você irá levar cinco vezes mais tempo para fazer as coisas.
No final do século 19, o filósofo Henry Thoreau afirmou: 'Os homens se tornaram as ferramentas de suas ferramentas'.
 


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