Em 23 de agosto de 1834, foi inaugurada a Capela. O Cabo Manoel José das Neves fez uma doação de mais de meia légua quadrada para a Santa Padroeira. A capela foi construída no topo de uma coxilha. Uma nova igreja no mesmo local foi construída em 10 de setembro de 1949, onde a cidade teve a Benção de sua Catedral realizada por D. Antônio Reis, Bispo de Santa Maria. A catedral foi ampliada em 1955 e a fachada da mesma é em estilo romano, contendo painéis artísticos de Aristarch Kaszkurewig.
É uma Antiga Estação Ferroviária onde foi idealizado um projeto para construção de uma área de lazer, com pista de skate, cooper, lago, quadra de vôlei de areia, e ainda um parque para crianças. A escultura é do artista Paulo Siqueira e é uma homenagem ao ferroviário.
Sua pedra fundamental foi lançada em primeiro de janeiro de 1893, na praça Tamandaré, em terrenos doados pelo cidadão Ramon Rico. O Bispo do Rio Grande do Sul, D. Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão, que visitou a Paróquia de Passo Fundo em 17 de dezembro de 1891
Marco histórico da Revolução de 1892, onde os chimangos, das Forças Legalistas Republicanas liderados por Júlio de Castilhos, foram atacados por combatentes Maragatos, vindos do Uruguai e da Argentina, chefiados por José da Silva Tavares. O objetivo de Jota Tavares era invadir o RS e destituir Júlio de Castilhos então Presidente do Estado. A Batalha teve seu inicio entre a noite de 17 e 18 de junho de 1892, sendo considerada a Revolução Federalista mais importante do Brasil.
O museu agrega um belíssimo acervo na área antropológica, indígena, tecnológica, documental, fotográfica, além de outros setores que registram o cotidiano da comunidade. Já o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider é mais abrangente, pois além de possuir a maior produção da artista que lhe dá o nome, abriga, através de doações, a visão da arte contemporânea do RS, contendo em seu acervo nomes respeitáveis e significativos da trajetória artística do nosso estado.
O parque possui dois poços artesianos, energia elétrica, banheiros, estacionamento, telefonia, churrasqueira, restaurante panorâmico, tablado semi-coberto com 248m2 para apresentações de folclore e espaço demarcado para 1.000 barracas de camping.
Está localizada na Avenida Brasil, possui o Monumento à Mãe, uma escultura de uma bela mãe negra e seus filhos recordando a lenda de uma escrava de Cabo Neves, na qual perdeu seu filho.
Praça central, com muitas árvores e flores, lago artificial, possui a famosa CUIA DE PASSO FUNDO, que é cartão portal da cidade. Muito bem iluminada, a praça ainda tem vários monumentos.